Para amamentar em carregadores, é necessário observar o ponto de conforto da mãe e do bebê. Com o bebê no carregador podemos observar a altura confortável para oferecer o seio regulando o porta bebês das seguintes maneiras:
CANGURU ERGONÔMICO
- Dar um pouco de folga nas correias dos reguladores da cinta e das alças até que consigamos descer na altura que o bebê alcance o seio, se necessário, podemos levar o carregador para uma posição mais deslocada referente ao seio ofertado;
- Com o bebê no carregador, outra opção é soltar maios os ajustes dos reguladores frontais superiores e assim ofertar o seio ao bebê.
MEI TAI
- Descer a altura do bebê no carregador até que fique num ponto favorável para que o bebê abocanhe o seio, pode ser feito uma manobra para facilitar a posição e que o bebê fique mais lateralizado, deslizando as faixas inferiores da cinta mais para a lateral de forma que o painel saia da parte central do corpo e fique deslocado para o lado
REBOZO
- O bebê é posicionado verticalmente no carregador na frente do corpo da mãe, mais baixo para que o bebê alcance o seio. Porém muitas vezes o bebê é carregado já desta forma mesmo sem amamentar.
WRAP SLING
- Posição de berço/semi deitado: nesse processo para amamentar o bebê, partindo de uma amarração frontal “Cruz Envolvente”, seria necessário desfazer o nó e posicionar o bebê na posição berço onde a cabeça do bebê fique mais elevada em relação ao bumbum e pernas lateralmente no corpo da mão, com tecido indo até a marcação dos joelhos, enquanto bebê mama, a amarração deve ser feita novamente. Ao finalizar a mãe deve voltar o bebê novamente a posição vertical.
- Posição verticalizada: numa amarração fronta, a mãe pode amamentar o bebê somente abaixando a altura em que esse bebê é carregado, ou seja, que o bebê consiga mamar no seio sem que seja alterada a amarração. Ex. Cruz Envolvente, Canguru Frente, Amarração Lateral (bebê na altura do seio).
RING SLING
- Posição Cavalinho:O bebê fica na posição sentado, deslocado ao corpo da mão e mama na posição vertical. O bebê necessita de apoio na cabeça enquanto mama.
- Posição Semi Sentado: Nessa posição o bebê fica semi sentado no pano, na posição de berço, com pernas lateralmente no corpo da mãe, com cabeça mais lata em relação o bumbum como se estivesse sentado no colo (transversal). Nesta posição existe a possibilidade do pano apoiar a cabeça do bebê, ou caso a mãe ache mais confortável apoiar a cabeça do bebê com a mão ou braço.
TIPÓIA
- Usualmente as índias usam suas tipóias já apoiadas em suas ancas (lateralmente) de forma que a amamentação seja em livre demanda e ofertada a todo momento ao bebê
Quer saber mais? Acesse o projeto: Amamentação e o Babywearing
PROJETO DE CONCLUSÃO DE CURSO
ANO: 2017
RESPONSÁVEIS: Catarino Firmino, Elisabete Rôla, Talyta Morais e Tatiana Motinho