FAQ

Dúvidas sobre o Curso de Formação

Para quem é destinada o curso de formação BNP?

-Para qualquer pessoa  que desejar oferecer uma assessoria (consultoria)  profissional de babywearing: tenha filhos ou não, seja produtora de porta bebês (para dar uma orientação mais completa do uso dos mesmos), doula, fisioterapeuta, professora de atividade de mães com bebês (yoga, pilates, dança, ginástica…).

Quanto deverei me dedicar ao curso, durante o período de duração (6 meses)?

-A formação BNP dura um semestre completo, ela é exigente e demanda dedicação semanal. Isto quer dizer que você precisará em torno de 5 a 8 horas semanais para:

1. Toda semana: Assistir uma aula de 1h. Pelo fato dela ser gravada, você escolherá o horário semanal, o dia mais propício dentro do seu contexto familiar/pessoal/laboral.

2. Toda semana: Ler ou visualizar o material adicional às aulas (textos, vídeos…), que dependendo da aula exigirá um tempo entre 1 hora a 3 horas aproximadamente para leitura.

3. Toda semana: Realizar as tarefas propostas em cada uma das aulas, que pode ser responder breves questionários para fixação do conteúdo estudado, ou demonstração mediante fotos ou vídeos de alguma amarração prática.

4. A cada duas semanas: Participar de uma classe aula ao vivo de 2h, com as professoras das duas aulas prévias liberadas, para dúvidas e esclarecimentos das aulas gravadas já assistidas nas semanas anteriores.. Caso não tenha como participar dela ao vivo, você terá acesso a gravação da mesma, sendo indicado você assistir ela nessa mesma semana para poder dar continuidade ao curso.

5. Quando começarem as aulas de amarrações, deverá entregar:
Vídeos (não mais de 15 minutos cada um):
-1 Vídeo de uma amarração de frente.
-1 Vídeo de uso da mochila ergonômica.
-1 Vídeo de uma amarração de lado.
-1 Vídeo de uma amarração de costas.
-1 Vídeo de amamentação no portabebê.
Fotos (frente, lado e costas):
-Duas amarrações de frente.
-Duas amarrações de lado.
-Duas amarrações de costas.
-Mei tai e pouch.

6. Entrega no final do semestre: Realizar ao longo do semestre, e em grupo de aprox. 4 pessoas (geralmente grupos gerenciados online), um projeto de divulgação, incentivo ou apoio ao babywearing, que seja aplicável. Exemplos de projetos já realizados: manual informativo com fotos e indicações sobre amamentar nos diferentes carregadores; proposta e elaboração de um projeto de encontros para pais (homens), em empresas, incentivando ao carregar; blog de divulgação de vídeos e informações sobre babywearing; estudo de ergonomia aplicada com modelos reais…
*Os projetos são acompanhados por uma tutora/orientadora.

7. Após completar a formação: Estágio acompanhada de uma tutora experiente, que inclui participar de uma assessoria dela, e depois ela acompanhar uma assessoria sua, onde verificará que está aplicando as formas de comunicação (escuta e fala) ativa e as indicações de carregadores e amarrações ensinadas na formação.

Do que irei precisar para poder realizar a formação?

-Uma conta de facebook para acompanhar o grupo, pois é por lá que acontecem as informações, entrega de tarefas e comunicação com as colegas, coordenadoras, professoras e tutoras do curso.
-Descarregar o programa Zoom (gratuito) para poder assistir as aulas gravadas e participar das classes aulas ao vivo.
-Criar um canal de youtube para a formação, no qual você irá subindo os vídeos das amarrações solicitadas. Podendo deixar eles de forma privada, para apenas quem tiver o link poder ver o vídeo.
-Para os treinos e entrega de tarefas de amarrações, você irá precisar obrigatoriamente de um boneco de peso, wrap elástico, um wrap de tecido plano do seu tamanho base, uma mochila ergonômica, um sling de argolas e um mei tai.
*As marcas patrocinadoras do curso oferecem descontos do 50% para facilitar a aquisição das alunas.
**A slingoteca da BNP possui alguns porta bebês que poderão ser disponibilizados para viagem (empréstimo), caso você não queira ou possa comprar.
***Se você prefere ter o seu próprio, e não quer comprar de uma marca, também passaremos dicas sobre como fazer seu próprio wrap elástico, wrap tecido e sling de argolas comprando tecido na loja.
-É imprescindível possuir um boneco de demonstração, com tamanho e peso similar a um bebê real, para treinar e demonstrar as amarrações. Explicamos como fazer seu próprio boneco comprando um bebê na loja de brinquedos, caso não queira comprar um já pronto.

Como serei acompanhada ao longo da formação?

-Haverá sempre acompanhamento online por parte da coordenação do curso, das professoras (no que respeitar a aula delas) e da tutora experiente que lhe será destinada no início do curso para dúvidas de amarrações, avaliação das suas tarefas e realização do estágio.

E se eu não conseguir assistir às aulas ou realizar as tarefas?

-Para obtenção do certificado é imprescindível a visualização de todas as aulas, a entrega de todas as tarefas (precisando estas serem aprovadas pelas professoras e/ou tutoras), a entrega do projeto e a realização do estágio. Tudo isso, dentro dos prazos estabelecidos. Caso não consiga terminar o curso, poderá se inscrever de novo na seguinte turma, pagando apenas o 50% do valor do mesmo.

É necessário fazer o curso presencial para me formar?

-Não, o encontro presencial no fim do semestre, é opcional para as alunas e outras assessoras já formadas que queiram participar. O intuito é se encontrar pessoalmente com as colegas e trabalhar em pessoa, com dinâmicas específicas, o conteúdo estudado e trabalhados ao longo da formação. Ele é composto por atividades direcionadas a trabalhar os conteúdos teóricos desenvolvidos no curso online (ergonomia, amarrações, tecidos e tramas, técnicas de aconselhamento, etc).
O valor do curso presencial é praticamente um valor de custo, pois pretendemos com ele facilitar o encontro e o aprofundamento nos conteúdos.

Uma vez completada a formação, passo a ser assessora BNP?

-Sim, tendo realizado o curso conforme o previsto, você será oficialmente Assessora BNP, passando a constar no nosso mapa de assessoras do site, participando do grupo secreto do facebook de Assessoras BNP e podendo ter seus materiais de divulgação compartilhados na página da BNP. Poderá usar o selo da BNP na sua foto de perfil, no seu cartão de visita, no seu site… como garantia de qualidade do seu serviço profissional como assessora de babywearing Bebê no Pano.